Adestramento

Os cães são animais predadores que vivem em matilhas e possuem uma complexa organização social. Possuem instintos de sobrevivência, proteção e afeto.

É preciso ter a consciência que somos diferentes, sentimos e pensamos de formas diferentes para evitarmos frustrações e desentendimentos.

Entender como funciona a matilha nos dá não só a compreensão sobre o cão, mas também uma visão diferente de como ele pode ser treinado.

Liderança e Hierarquia

Dentro da matilha, os cães necessitam de um líder, um cão que conduza os demais e imponha as regras ao grupo. A marcação do território, por exemplo, geralmente cabe ao líder da matilha. A liderança é conquistada por sinais e atitudes, a briga só ocorre em último caso, pois ao brigarem eles realmente se machucam, e qualquer membro da matilha debilitado diminui as chances de sobrevivência do grupo.

O cão entende que o grupo de pessoas que ele está inserido é sua matilha e tentará descobrir qual a posição que ele ocupa neste grupo.

Ser o líder da matilha significa proteger os demais membros e impor as regras para que a matilha prospere.

Uma das maneiras do cão aprender é por imitação, por isso, se uma pessoa impor o respeito ao seu cão pela violência, provavelmente fará com que este cão imite a sua técnica para impor respeito ou disputar liderança.

O adestramento ensina o cão a ser mais obediente, estabelece regras e limites para que viva em harmonia no seu dia-a-dia.

Ensinamos ao cão, de forma prazerosa, que obedecer é a melhor coisa que existe. Trocamos a obediência por petiscos, bolinhas, passeios, água, comida; para o cão, o adestramento é um jogo de recompensas… Ele não sabe, mas está sendo treinado, sempre estimulado de uma forma alegre e motivacional.

Ensinamos cães e donos a se comunicarem e serem mais felizes!

 

Consulta Comportamental

Ter um cão adestrado é ter controle sobre ele, isso quer dizer que você poderá salvar a vida do seu cão, obedecendo sempre que é chamado e você será mais feliz com um cão obediente.

O cão adestrado não pula nas visitas, faz as necessidades no lugar certo, tornando-se mais calmo e equilibrado.

No adestramento da Cãociente, o cão aprende a ser obediente do jeito que ele mais gosta: brincando, passeando e comendo.

Através do adestramento, o cão entende qual o significado daquela palavra e o que esperamos dele através de muitas repetições, sempre reforçando o bom comportamento.

Ensinamos ao cão comandos como: sentar, deitar, andar junto, ficar, aqui, não – que irão auxiliá-lo na comunicação com seu cão, estabelecendo regras e limites e mostrando que o líder da casa é você.

Lembre-se: cães amam obedecer os líderes!!! Torne-se o líder em pouco tempo, não seja liderado…só assim terá uma vida calma e feliz ao lado do seu cão.

 

Socialização

Não há quem não admire o trabalho de um cão-guia, mas poucas pessoas param para refletir sobre como aquele animal consegue ser tão calmo e controlado sempre. Quando filhote, o cão guia é “adotado” por famílias voluntárias que os levam a todos os lugares, sob supervisão de educadores caninos e veterinários, sendo expostos a todo tipo de situações que enfrentará mais tarde, quando trabalhar como os olhos de uma pessoa. Esta primeira fase do adestramento desses cães maravilhosos é chamada de Socialização.